Tudo sobre Otimização de Sites

Otimização de Sites, muito conhecida como SEO – Search Engine Optmization – consiste, resumidamente, em trabalhar para o site conquistar as melhores posições possíveis no Google através de um conjunto de técnicas.

Como isso é feito? Quanto tempo leva para ser feito e por quanto tempo é válido? Basta fazer uma única vez? O resultado demora? Por que deu certo para alguns e para outros não? Qualquer um pode fazer isso? SEO é suficiente para divulgar o site? E se não otimizar, o que fazer?

Entenda tudo isso e mais alguns outros pontos aqui nesse post

Como é feita uma Otimização de Sites (SEO)?

Há 2 formas de otimizar um site: On-page e Off-page.

Diferença entre elas?

Basicamente podemos dizer que a otimização on-page acontece no próprio site enquanto a otimização off-page acontece fora dele.

Ambas se complementam e fortalecem a estratégia como um todo.

Otimização On Page

On-page SEO são implementações no próprio site em si.

Essa otimização é executada tanto no conteúdo, como nos arquivos do site

No que diz respeito ao desenvolvimento web, alguns fatores precisam ser verificados, tais como:

  • o tempo de carregamento;
  • configuração do cash para navegadores;
  • definição do robot.txt;
  • urls amigáveis;
  • velocidade do site;
  • estruturação dos links internos;
  • dentre outros.

Já no que se refere ao conteúdo, é sempre importante notar a relevância da palavra-chave – ou seja, o termo de maior relevância para o seu site que deve ser associado ao site – em alguns aspectos:

  • planejamento da palavra-chave;
  • título do site (ou title tag);
  • definição da url;
  • descrição (ou meta description);
  • qualidade do conteúdo;
  • volume do conteúdo;
  • escaneabilidade das informações;
  • dentre outros.

Há outras boas práticas que são bem vistas pelos algoritmos de busca e tornam-se cada vez mais fundamentais, não apenas pensando na indexação, mas principalmente considerando a experiência do usuário.

  • layout amigável e responsivo;
  • sitemap;
  • atualização de conteúdo;
  • otimização das imagens (tamanho e descrição associada a elas)
  • integração com mídias sociais;
  • conexões externas;
  • segurança do site;
  • dentre outras.

Por que colocamos “dentre outro(a)s* em todas as relações acima?

Porque há mais de 200 fatores considerados no ranqueamento dos sites na busca orgânica.

Os tópicos que citamos são apenas alguns dos principais.

Off Page SEO

Aqui já diz respeito aos sites externos que citam o seu site por algum motivo.

Isso aumenta a autoridade do site; logo, a reputação dele na web.

Quanto mais citado, mais confiável e, portanto, mais bem posicionado nos mecanismos de busca.

Link Building significa literalmente “construção de link” e essa é a espinha dorsal do Off Page SEO.

Conquistar muitos links para o site é um dos grandes objetivos, porém não basta que sejam muitos.

É necessário que sejam bons links, de sites confiáveis e que indiquem o seu site da forma mais relevante e coerente possível.

A eficácia dessa estratégia depende do que está sendo divulgado. Por isso, é fundamental entregar algo de altíssima qualidade para gerar engajamento e promoção.

Há muitas estratégias/técnicas de seo para impulsionar essa construção de links externos:

  • produzir conteúdos exclusivos para terceiros que promovam sua marca em suas páginas;
  • estreitar parcerias com grandes players do mercado visando a divulgação recíproca das marcas;
  • relacionar-se e interagir com a comunidade a fim de se posicionar como uma autoridade e ganhar mais menções espontâneas;
  • produzir pesquisas de alta qualidade que possam se tornar referências para produtores de conteúdo na web;
  • produzir gráficos e infográficos que possam ser utilizados por terceiros visando a menção da sua marca como parte complementar do conteúdo sendo divulgado;
  • dentre outras.

Como pode perceber, são esforços que demandam estudos, empenho e muita, muita dedicação.

Isso se você quiser uma estratégia consistente e sólida. Há sempre os “macetes” que usuários encontram por aí e até chegam a gozar de “bons resultados”

O problema é que os algoritmos de busca tornam-se cada vez mais inteligentes e sofisticados. Quando identificam uma tentativa de manipular os resultados, a penalização pode destruir o que se levou anos para construir.

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